Sacerdotes



Paz e Bem

Se você se encontra a ler esta página, vamos supor que de alguma forma Oficinas de Oração e Vida (TOV) é relativamente uma novidade para si. Temos dedicado ao conteúdo desta página para padres e pastores que desejam saber mais sobre as Oficinas e que estão pensando, talvez pela primeira vez, para trazer uma oficina para a sua paróquia. Esperamos sinceramente que esta página vos ajude a decidir nesse sentido.

Se por outro lado você já está familiarizado com os TOV e está procurando uma maneira de entrar em contacto conosco, por favor, vá à nossa página de Contacto.

Sobre o nome de Oração e Vida Oficinas
É importante esclarecer que a Oração e Vida Oficinas (TOV) que são oferecidas nas paróquias e em outros locais são organizadas por Guias que são uma associação de leigas e leigos, que após a sua formação, ficam responsáveis por estes encontros. Oficinas. Assim, nestas páginas (e em geral) quando nos referimos a uma Oficina e à sigla TOV, entendemos no contexto que TOV significa "Talleres de Oración y Vida", nome original deste Movimento da Igreja, mas que é em língua espanhola.

A Oficina
O principal serviço dos TOV é oferecer e promover os Oficinas. Uma Oficina é uma série de quinze sessões em que o participante aprende a rezar em diferentes formas ou métodos de oração, e para viver uma nova evangelização. As sessões de uma oficina são semanais, a serem realizadas num local previamente definido, tendo a duração de  2 horas cada, com exceção do último encontro, que termina com um retiro e coroa toda a participação do oficinista (participante).

Os TOV oferecem diversos serviços, para além das Oficinas de Oração e Vida para Adultos, existem também para Jovens, Cursos para Casais, Curso Evangelizando Crianças (ainda não disponível em Portugal), entre outros. Para mais detalhes visite a página oficial dos TOV internacional: www.tovpil.org


Aprovação eclesial
Os TOV são uma Associação Privada Internacional de Leigos, da Lei Pontifícia, com personalidade jurídica, desde 1997, confirmada pela Santa Sé, com um decreto oficial do Pontifício Conselho de Leigos, datada de 4 de outubro de 2002. Também na página oficial se podem encontrar detalhes sobre este decreto.


Precisamos de sacerdotes
As Oficinas de Oração e Vida que são uma associação de leigos, e na qual os sacerdotes não fazem parte da estrutura organizacional, mas que também são muito importantes na promoção deste serviço da Igreja, pelo que precisamos de pastores e padres nas paróquias, pois para além de poderem participar na Oficina, podem dar importante ajuda na sua promoção das Oficinas junto dos paroquianos, oferecendo os nossos serviços (que são temporários). Os sacerdotes são os nossos pastores, e dedicamos o nosso serviço a eles através da Igreja. Oficinas de Oração e Vida são um serviço de leigos que promove a evangelização para revitalizar a Igreja, e uma característica fundamental das Oficinas é ser uma ajuda que revitaliza a paróquia, não um obstáculo para o projeto paroquial. Assim, os TOV precisam de sacerdotes e pastores a se interessar por uma Oficina, para que possamos oferecer os nossos serviços para a comunidade paroquial. Precisamos de sacerdotes dispostos a trazer para a sua comunidade a experiência do encontro com Deus que a Oficina de Oração e Vida ensina.

É importante mencionar que as Oficinas de Oração e Vida, estão em união com a Igreja Católica, mas ao mesmo tempo tendo uma autonomia, dependente do Pontifício Conselho de Leigos, porque somos uma Associação Privada Internacional de Leigos, da Lei Pontifícia, com uma personalidade judicial.


Oficina de Oração ensina a rezar e a viver
O principal serviço dos TOV são as Oficinas. A Oficina é composta por: uma sessão de abertura, 14 sessões semanais, e um retiro com a duração de pelo menos 4 horas, a que chamamos o de "Dia do Deserto". Durante as sessões de uma oficina, os participantes aprendem a rezar com diferentes métodos, de uma forma mais contemplativa, seguindo o estilo de Jesus; a ver Deus como o mais e carinhoso Pai no mundo. Os participantes aprendem a caminhar numa vida de fé, como fez Maria, colocando continuamente a si próprios uma pergunta: o que Jesus faria em meu lugar?

Os métodos de oração ensinada numa Oficina são eminentemente contemplativos. Ao longo de toda a oficina, prevê-se que o participante melhore a sua forma de viver e/ou o seu método de rezar, após aprender uma variedade de métodos para a oração, e que esta mesma oração é feita de um hábito diário.

Rezar torna-se um hábito diário. Os resultados de uma Oficina dependerão de como o participante implementa a prática de orar, que deve ser pelo menos meia hora por dia, com a ajuda das diretrizes de cada sessão da Oficina. Chamamos isso de prática diária, no qual o participante habita em intimidade com Deus, na Sagrada Meia Hora. Durante essa meia hora, o participante pratica o método de oração que foi ensinado na sessão da Oficina nessa semana. E progressivamente, à medida que vai avançando ao longo das sessões, semana a semana, o participante aprende a viver a sua oração no silêncio e na paz. Além disso, os participantes aprendem uma variedade de métodos de oração que podem usar para ajustar às circunstâncias da vida diária (distrações, no local de trabalho, compromissos familiares, ruídos, etc.). Assim, passo-a-passo, o participante aprende, em primeiro lugar, as formas de oração que são simples, tais como a leitura orante e a oração escrita, e depois avança para aprender oração própria contemplativa, oração no lugar de Jesus, e orando com natureza. No entanto, outra parte importante da Oficina, é o perdão integral e paz consigo mesmo que o participante aprende a alcançar através do conhecimento renovado de Deus, tal como é apresentado pela Oficina.

Os métodos de oração das Oficinas, e a vida que as Oficinas convidam, são o resultado de anos de dedicação do nosso querido fundador, Padre Ignacio Larrañaga, e são a destilação de seus livros, inspirados em São Francisco de Assis, São João da Cruz, Santa Teresa de Ávila, e Santa Teresa de Lisieux, entre outros.


Audiência de uma Oficina
A oficina é aberta a todos os leigos interessados em fé cristã. Não há exigência de que sejam, estudos de especialização ou anteriores, a fim de participar de uma Oficina. Toda a pessoa é bem-vinda, desde a pessoa que não sabe como encontrar um versículo na Bíblia, para seminaristas, sacerdotes e teólogos. Grande parte da riqueza de uma Oficina assenta na partilha das experiências de oração, bem como as experiências de vida dos participantes.

Enquanto uma oficina pode ser um excelente instrumento para a catequese e uma introdução à vida cristã, estamos cientes de dioceses de todo o mundo, onde o bispo solicitou uma Oficina de ser oferecido aos seminaristas da diocese durante os seus estudos. A Oficina não quer entreter em discussões teológicas, nem funciona como um grupo de discussão de temas contemporâneos. As ações dos participantes, o que Deus está pessoalmente dizendo, ela, ou ele, com a Palavra que ouvimos na sessão da Oficina. Da mesma forma, quando os participantes compartilham após a prática da oração, e na hora de rever suas experiências de fé da semana, eles contam sobre seu contacto pessoal com Deus em sua oração diária, e na vida do dia-a-dia.

Além disso, existem várias versões das Oficinas, cada uma adaptada para adultos, jovens e crianças. Muitas vezes, as Oficinas são oferecidos para grupos dentro de uma paróquia, como jovens adultos e diferentes ministérios.

Alguns aspectos práticos de uma Oficina
 O que é necessário para abrir uma oficina? Para abrir uma oficina requer: um ou dois guias (as pessoas que ensinam a Oficina), um lugar onde existam condições para se fazer um encontro semanal, que onde possam caber cerca de 20 pessoas, de preferência numa salão paroquial ou numa sala, desde que reúna as condições atrás descritas. O lugar escolhido deverá ter disponibilidade para o dia que escolhido e a duração de 2  horas, durante 15 semanas consecutivas.  

Para a participação na Oficina é necessário ter algum material para ser utilizado, a Bíblia Sagrada, um caderno onde vamos escrevendo apontamentos do que vamos vivendo, seja na Oficina, como depois em casa (chamamos a esse caderno: Caderno Espiritual), e também o material dos TOV (que é o livro Encontro, o livro Cantoral, a Pequena Pedagogia e a Prática Semanal, tudo isto por 5,00 €). Os Guias trarão o material para a Oficina. O deserto terá lugar após a 14ª sessão, geralmente é marcado para um fim-de-semana, num local apropriado para o mesmo.

Os Guias e os Oficinistas encontrarão um lugar que reúna as condições necessárias para o Deserto, que concluirá a Oficina. Muitas vezes duas ou mais Oficinas compartilham o mesmo deserto, dependendo da disponibilidade de centros de retiro na área.


Quando Oficinas começar? Existem dois ciclos ou termos no ano, uma iniciada em janeiro (ou fevereiro), e outra em agosto (ou setembro). Os preparativos para a abertura de uma Oficina de iniciar várias semanas de antecedência, de preferência, poucos meses antes da sessão de abertura da Oficina. O dia e hora específicos da semana para as sessões da oficina é definido pelos participantes (Oficinistas) ou pároco, onde se realize a sede da Oficina

Promoção da Oficina
Promoção de uma próxima oficina acontece principalmente na freguesia de acolhimento e vizinhança. A Oficina deve ser anunciada no fim de semana várias vezes, começando pelo menos dois fins de semana antes da sessão de abertura da Oficina. Recomenda-se que a data e hora da sessão de abertura da Oficina deve ser claramente indicado, e mencionar que a oficina tem 15 sessões. O anúncio na missa pode ser feita pelo sacerdote precedente ou uma leitor no final, mas também por um guia TOV se possível. Temos aprendido por experiência que, se o sacerdote que celebra a Missa inclui um convite para a Oficina, de destacar a necessidade e os benefícios de tomar uma Oficina de Oração e Vida, a resposta da comunidade e comparecimento é muito mais positivo. Nós também achamos importante perguntar gentilmente aqueles que possam estar interessados na Oficina para ligar para o escritório da paróquia e fazer uma pré-inscrição. Isso ajuda a estimar a quantidade de material para a Oficina, e também para planejar e ajustar a promoção da Oficina. Se na paróquia existir um boletim paroquial, que será muito útil para anunciar a Oficina, com a sinopse, a Coordenação local dos TOV, também poderá previamente fará a promoção da mesma, com folhetos e cartazes. Se for possível, a Oficina pode ser promovida nas paróquias vizinhas, e usando as mídias sociais e os meios digitais de comunicação, como as redes sociais e e-mails para os ex-participantes.

A pré-inscrição e integração
Recomenda-se que na casa paroquial se possa fazer uma pré-inscrição para as Oficinas, ou seja, quando uma pessoa interessada numa Oficina para o escritório paroquial, que ela ou seu nome ser escrito com um telefone de contato. Isso vai ajudar a ver qual o material que será necessário. Além disso, se uma ou duas semanas a partir da sessão de abertura da Oficina o pré-registo é baixa, será possível aumentar ou adaptar a promoção da mesma. Mesmo assim, se por algum motivo o pré-registo é muito baixo, com apenas 3 a 5 pessoas, recomenda-se que apenas a sessão de abertura ser dada e convidar os participantes a integrar-se com outra oficina na área.

Material de oficina
O material que cada participante recebe é: 1 manual Encontro, 1 Cantoral, 1 Pequena Pedagogia e 1 Prática Semanal. O participante deve trazer para cada sessão de uma Bíblia, um caderno e caneta, que não são fornecidos pelos TOV. O custo do material (5,00€), é o único valor que o participante deve abranger no início, para além de que a oficina não tem custo. Muitas vezes, dependendo do centro de retiro onde o Deserto terá lugar, pode tornar-se necessário que os participantes dão uma pequena contribuição ou doação para o centro de retiro.

Oferta Voluntária

É importante mencionar que pela sétima sessão dos participantes da oficina aprenderão sobre o conceito de "Oferta", que consiste em uma oportunidade de ajudar TOV economicamente para que Oficinas pode ser levado a lugares e países que precisam desse tipo de ajuda. Esta Oferta é voluntária, e ele é transferido diretamente para a Coordenação dos TOV; nada de pagar aos guias que ensinam a Oficina. Explica-se aos participantes que esta oferta voluntária é um pequeno sacrifício no mesmo sentido que o jejum e a mortificação são oferecidos na Quaresma.

Custo da Oficina

O serviço da Oficina não tem qualquer custo para o participante, nem para a paróquia. 

Nosso serviço é temporário 

A oficina consiste em suas sessões, o deserto, e nada mais. Até o final da Oficina, os Guias e TOV respeitosamente retiram-se da paróquia. Nas últimas sessões da Oficina, os participantes são convidados a continuar, uma vez que a Oficina concluiu, em seus grupos paroquiais e de encontrar novos projetos sociais. Os TOV terão todo o gosto em voltar à paróquia quando o pastor ou padre, decidir e desejar receber uma nova Oficina na sua comunidade paroquial.

2 comentários:

  1. Bastante esclarecedor. Parabéns. Peço sua permissão para usar seu comentário no meu blog. Sandra Maria.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caríssima Sandra, tudo que aqui é publicado tem como objectivo ajudar as pessoas a encontrarem-se ou a seguir o caminho de Deus, pelo que lhe permito usar esse comentário. Ramiro

      Eliminar