Perguntas e Respostas



P: Porquê a sigla TOV?
R: São a sigla do espanhol: Talleres de Oración e Vida.

P: Quem fundou as Oficinas?
R:As Oficinas de Oração e Vida foram fundadas por Frei Ignacio Larrañaga, em 1984, e foram criadas a partir dos Encontros de Experiência de Deus (EED) criados por ele em 1974, atualmente organizados pelos TOV.

P: Quem pode participar nas Oficinas de Oração e Vida?
R: Destinam-se aos cristãos em geral (católicos e evangélicos), mas também sacerdotes, catequistas, consagrados, excluídos da Igreja...

P: As Oficinas quando começam e terminam?
R: O ideal seria começar em Fevereiro no primeiro semestre do ano, e em Setembro no segundo semestre. Mas poderão ser formados grupos em meses diferentes.

P: Como são formados os grupos das Oficinas e quem as orienta?
R: As Oficinas são orientadas por um ou dois Guias, que são pessoas que fizeram uma Escola de Formação, estando aptas para aplicá-las. Os participantes, que damos o nome de Oficinistas, são pessoas da comunidade local ou de comunidades vizinhas. O número ideal de participantes é entre 15 a 25 pessoas para Oficinas de Adultos e entre 15 a 20 pessoas para Oficinas de Jovens. Pode-se no entanto formar grupos com um número diferente dos que foram indicados.

P: Onde pode ser aplicada uma Oficina?
R: Poderá ser em uma sala Paroquial, num colégio ou escola, numa casa particular, em prisões, asilos, casas de recuperação... O ideal, mas que nem sempre é possível, é que seja em um lugar silencioso, onde não haja agitação externa.

P: Que conteúdo posso encontrar numa Sessão de Oficina?
R: Encontramos sempre no início de cada sessão os Silenciamentos, que são pequenos exercícios práticos para silenciar o corpo e a mente e nos prepararmos para entrar em diálogo com o nosso Pai querido e com Jesus; é importante referir que os silenciamentos não são oração, mas preparação para a oração. Existe também a Meditação da Palavra, onde aprendemos a escutar a Palavra, auxiliados pela por uma ferramenta muito útil que é a “Pequena Pedagogia", que nos ajuda a meditar e viver a Palavra. Depois temos as Mensagens em áudio, que são da autoria de Frei Ignacio Larrañaga, e em cada sessão encontramos uma mensagem com um tema todo especial, que nos leva a maior proximidade com Deus. Após a Mensagem, teremos as Modalidades de Oração, que são diferentes maneiras de orar, de conversar com Deus, aprendemos uma a cada sessão, de maneira progressiva e variada. Durante as Sessões e em casa utilizaremos dois livrinhos que se recebem no início da Oficina, o livro Encontro e o livro Cantoral, que nos trazem Cânticos e Orações. A finalizar cada Sessão, será distribuída aos participantes (Oficinistas), uma folha com indicações de como fazer a Prática Semanal, nas sessões são dados os aperitivos, em casa acontece o banquete! Em cada sessão, os oficinistas recebem um direcionamento todo carinhoso, para praticarem em casa o que viveram na sessão.










Sem comentários:

Enviar um comentário