TOV Jovens

Para você jovem, queremos contar que as Oficinas de Oração e Vida para jovens é o resultado de um árduo esforço executado em toda sua extensão pela família TOV, para entregar-lhe uma viga mestra sólida que atravessa a Oficina de ponta a ponta: o anúncio vibrante da personalidade de Jesus Cristo, a fim de que possam ficar fascinados por Ele e se decidam a pisar suas pegadas.
Também lhes apresentamos um programa de libertação interior, um verdadeiro processo de humanização e, sobretudo um projeto cristificante impulsionado pela oração.

Chama-se OFICINA DE ORAÇÃO porque assim como em uma oficina, se aprende a orar, com uma pedagogia prática e experimental.

Progressivamente se aprende de maneira pessoal, intima e profunda a tratar com o Senhor de um modo variado e evolutivo.

Mas também é OFICINA DE VIDA porque se ensina a viver em duas dimensões: na perspectiva humana, livrando-se de tristezas e angústias, curando as feridas da vida, superando complexos de culpa, inferioridades, inseguranças, manias de perseguição, enfim, recuperando a estabilidade emocional e a alegria de viver.

E na perspectiva cristã, fazendo a pergunta "o que faria Jesus no meu lugar?", morrendo para os traços negativos da personalidade e assumindo os traços divinos de Jesus: paciência, fortaleza, humildade, mansidão, amor, despreocupação de si mesmo, preocupação pelos outros... e por este caminho o jovem se humaniza, se engrandece e se transforma em apóstolo e testemunha de Jesus.


Características:

A Oficina se distingue por sua rigorosa pontualidade, uma ordem absoluta e muita disciplina. Não se deve transformar a sessão numa reunião divertida e festiva de um típico grupo juvenil. Porém melhor, são sessões de estudo e trabalho. Partilhamos suas características

A Oficina consta de dez sessões; cada sessão dura uma hora e quinze minutos. É uma sessão por semana. O número ideal de participantes é entre dez a vinte jovens, embora este número possa ser maior ou menor.

A Oficina compromete o jovem em três dimensões: com Deus, consigo mesmo e com os outros.
Existem, em cada sessão, duas linhas fundamentais: uma descendente, Deus fala ao homem e outra ascendente, o homem fala a Deus (responde a Deus).

Para quais jovens se oferece as Oficinas? A experiência ensina que a Oficina, por sua estrutura e conteúdo, não é um instrumento adequado para os adolescentes. Contudo, também está demonstrado que – sempre falando em geral – nosso serviço produz resultados positivos com jovens de 17-18 anos em diante. Obviamente cabem muitas exceções.

Sem comentários:

Enviar um comentário