O Fundador


O fundador das Oficinas de Oração e Vida foi Frei Ignacio Larrañaga, da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos. Nasceu em Loyola, Azpeitia, Espanha, a 4 de maio de 1928 e faleceu na madrugada do dia 28 de Outubro de 2013, em Guadalajara, México.

Foi ordenado sacerdote no ano de 1952. Viveu na América do Sul, concretamente em Santiago do Chile, e foi colaborador com a fundação do Centro de Estudos Franciscanos.

O Padre Ignacio Larrañaga, escreveu vários livros, tendo iniciado esse trabalho aos 45 anos. Também conhecido como o "Profeta da Oração", é conhecido em todo o mundo como o criador dos Encontros de Experiência de Deus, apostolado ministrado em trinta e três países, três continentes, que se estendeu por aproximadamente trinta anos.

Em 1984 fundou as Oficinas de Oração e Vida, serviço eclesial difundido em mais de quarenta países. Nos últimos anos, desenvolveu uma atividade evangelizadora específica, destinada a grandes massas, em teatros, ginásios e estádios.
 
Escreveu 16 livros. Até 2007, pelo menos, residia em Santiago. Naquele ano, comemorou 55 anos de sacerdócio. Há mais de 35 anos percorre o Mundo evangelizando e animando comunidades.

É conhecido um dos autores de maior difusão na literatura religiosa e de auto-ajuda.

O despertar da vocação aconteceu próximo dos seus 32 anos, quando sentia desgosto e sofria de insónia. Um dia, ao observar as estrelas do céu, pela janela do quarto, tudo mudou: Ignácio conseguiu alegria, paz, fortaleza e muitas lágrimas (certamente, de emoção). Então ele aprofundou a reflexão: tinha se dado algo instantâneo, desproporcional à sua preparação, e que, segundo sua percepção sensorial, não seria um produto das faculdades psicológicas.

Segundo Larrañaga, aquela experiência deu-se de fora para dentro, infundindo-se ou invadindo, foi repentina, vivíssima e marcante, que não mais se repetiu; uma daquelas experiências que acontecem uma única vez, e nos influenciam durante toda a vida, até a morte. A partir dela alterou-se a visão de mundo de Ignácio, e seus projetos de vida. Ele considera que tudo que fez desde então, já perto dos 40 anos de idade, foi sob influência daquela experiência.

Sem comentários:

Enviar um comentário