Curso para Casais


Nos meus longos anos de vida sacerdotal, vivi envolvido no trato pessoal com centenas, para não dizer milhares, de casais. Percorri caminhos pedregosos participando de conflitos matrimoniais.

Combati com as tormentas.

Às vezes, os casais conseguiram endireitar os rumos com atitudes de silêncio e paciência, podendo, finalmente, sentar-se à sombra fresca das alamedas.

Outras vezes, depois de terem lutado até o limite, optaram por tomar caminhos diferentes, ausentando-se um do outro para sempre, não sem antes deixar atrás pesadas cargas de dor e tragédia. Se existe em mim alguma sabedoria, acerca do mistério do casamento, provém daí.

Como fruto maduro desta formidável escola de vida que, por outra parte, não deixa de ser campo de batalha, deixo, no ocaso da minha vida, este Curso, com a esperança de depositar nas mãos de alguns casais, harmonia e paz.

Embora eu deposite este Curso em mãos das Coordenações TOV, o meu mais ardente desejo é que ele se difunda da maneira mais ampla possível.

Deixo meu sentimento de gratidão para Maristella Carvalho que me acompanhou durante a redação deste Curso. 


Apresentação do Curso para Casais

O casamento, hoje:
Atualmente, o casamento, em seu sentido clássico, está na bancarrota. A cultura moderna não suporta nenhuma instituição ou compromisso que seja de caráter vitalício.

Os noivos se casam até onde o amor aguente. E, diante da primeira dificuldade, começam as brigas e os gritos que precedem a separação.

Os verbos perdoar, compreender, aceitar... estão fora de circulação. Hoje em dia os esposos, em geral, são incapazes do menor sacrifício. Do casamento só lhes interessa do que ele tem de gratificante. Divorciam-se com a maior facilidade, e voltam a se casar com a mesma facilidade.


O que queremos:

Queremos acompanhar os casais em sua peregrinação para o ideal conjugal. Na realidade, os esposos embarcaram em uma aventura que está cheia de armadilhas. Qualquer convivência está sujeita ao desgaste. O amor, como sentimento humano que é, está revestido de um inevitável caráter de fugacidade.

O que fazer e como fazer para que o desencanto não acabe congelando o frescor do amor?

Como fazer para que a liberdade seja respeitada no seio matrimonial?

Como conseguir coroar com êxito este complexo processo da mútua adaptação dos esposos?

Como faremos para evitar que se instale sutilmente a dominação-submissão nos tecidos interiores da relação conjugal?
Resumindo, como converteremos a existência matrimonial em uma festa perpétua?


Natureza e conteúdo:

O Curso para Casais não tem a ver com uma clássica Oficina de Oração e Vida, nem em sua estrutura nem em seus objetivos. Numa Oficina de Oração, tanto a estrutura como os objetivos traçam uma linha permanentemente vertical: uma descendente (Deus me fala) e outra ascendente (falamos com Deus).

No Curso para Casais, em troca, a linha está traçada horizontalmente. Quer dizer, trata-se de um movimento de comunicação e diálogo, de interior a interior, de coração a coração. Um movimento no qual se estabelece uma corrente de abertura e acolhida, onde o casal se esclarece e se entende, se compreende e se perdoa, se aceita, entra em harmonia e desperta um gozo recíproco de amor e paz.

Não se trata de um Curso teórico, mas prático, no estilo de uma oficina onde trabalhando, se aprende a trabalhar.
Neste Curso nós temos presentes em todo momento dois pontos de referência: a reflexão e o diálogo, dizendo melhor: a reflexão e a comunicação. Comunicação, que não é intercâmbio de palavras e sim de interioridades e quase poderíamos dizer de intimidades.

É um Curso breve. Poderia ser muito mais prolongado. É em consideração a esta brevidade que damos muita importância ao Trabalho de Casa. Pode-se dizer que se trata de seis semanas intensivas. Colocamos muita ênfase e tempo na comunicação a dois, seguindo uma pauta de reflexões e perguntas que lhes daremos em cada oportunidade, e esta pauta será o veículo potente de comunicação.

Para facilitar esta intensiva comunicação lhes proporcionaremos uma Pequena Pedagogia para facilitar a abertura e o diálogo.

Procuramos fazer com que o casamento funcione harmoniosamente; que renasça o antigo entusiasmo, para que brilhem as centelhas do antigo amor. É possível que aquele primeiro amor já tenha perdido seu esplendor inicial. Mas do seu rescaldo tem que surgir o calor e a luz. Tem-se que curar as velhas feridas, fazer renascer as antigas esperanças, abordar problemas não resolvidos e recuperar a antiga alegria.

É muita matéria que temos que tratar e dispomos de pouco tempo. Se este Curso consistisse somente na reunião semanal, conseguiríamos pouco fruto e não valeria a pena assumir este compromisso.

O decisivo, o transcendente deste Curso é o chamado Nosso Tempo Sagrado, quer dizer, o tempo exclusivamente dedicado a pôr em prática a tarefa marcada para cada dia.

Fizemos um esforço ingente para preparar para vocês, para cada dia, um material de meditação e de diálogo, para que se comuniquem de íntimo a íntimo. Em vez de ver filmes ou outros programas de televisão, reservem diariamente 45 minutos para se retirarem, dizendo aos filhos que este é o Nosso Momento Sagrado.

Ignacio Larrañaga, Natal 2005.




Sem comentários:

Enviar um comentário