TOV Adultos


1) Escola de Oração

TOV (Oficinas de Oração e Vida) são um serviço para aprender e se aprofundar na arte de orar. Este aprendizado tem um caráter eminentemente experimental, como uma oficina: orando se aprende a orar.

Aprende-se a entrar na relação pessoal com o Senhor, com variadas modalidades, desde os primeiros passos até as alturas da contemplação.

Orar, além da graça, enquanto atividade humana, também é arte; por este motivo a organização das Oficinas contém e oferece uma pedagogia progressiva, um caráter metódico e muita disciplina.

Resultado? Amigos e discípulos do Senhor.


2) Escola de Vida

Por meio de um complexo entrelaçamento de meditações sobre a palavra, oração intensiva, reflexão comunitária e exercícios de silenciamento, o oficinista vai superando passo a passo, o mundo interior de angústias e ansiedades, medos e tristezas...
Como efeito de uma vivência profunda da fé e do abandono, o oficinista vai se inundando, paulatinamente, de uma paz jamais imaginada.

Resultado? Superação de complexos e traumas, controle dos nervos, estabilidade emocional e alegria de viver.

A partir de uma intensa contemplação da figura de Jesus Cristo, a Oficina lança o cristão num processo cristificante, para ser cada vez mais parecido com Jesus: paciente e humilde como Jesus, sensível e misericordioso, despreocupado de si e preocupado com os demais... Perguntando-se a cada passo: o que faria Jesus no meu lugar? Produzindo-se desta maneira uma transformação vital que faz muitos exclamarem: "Como mudou nossa mãe, nosso irmão!"...

É, portanto também, Oficina de Vida.


3) Escola Apostólica

A Oficina não deixa constituídos grupos eclesiais ou comunidades de oração. Somente oferece um serviço limitado e humilde: ensinar a orar e a viver de forma cristã.
Nas íltimas sessões, a Oficina lança o cristão para participar diretamente da missão sacerdotal, profética e régia de Jesus Cristo. Como gostaríamos de fazer de cada oficinista um apóstolo!
Sonhamos em transformar as Oficinas em viveiros de vocações apostólicas e estamos empenhados em que as Oficinas se constituam em instrumento de revitalização eclesial.
Resultado? Um eficaz instrumento de Evangelização.



4) Características

A oficina compromete o assistente em três dimensões: com Deus, consigo mesmo e com os demais.
Em cada sessão há duas linhas fundamentais: uma descendente, Deus fala ao homem, e outra ascendente, o homem fala (responde a Deus).
A Oficina é um serviço eminentemente laical: a maioria dos Guias são leigos. Todos os membros das Equipes Coordenadoras são leigos, em estreita união com os pastores.
A Oficina se distingue por uma rigorosa pontualidade, uma ordem estrita e muita disciplina.

A Oficina é um serviço:

a) Limitado. Uma vez completadas as quinze sessões damos por cumprido nosso objetivo e nos retiramos.

b) Aberto. À Oficina assistem simples cristãos, catequistas, agentes de pastorais, militantes de grupos eclesiais, os afastados da Igreja, os excluídos dos Sacramentos, evangélicos de diversas denominações...

A Oficina colabora não somente para fazer Igreja, mas também para fazer uma sociedade melhor porque contribui para a unidade e fortalecimento do indivíduo e da família. Tem, pois, uma dimensão evangélica e uma dimensão humanitária.

5) Organização

Nosso ideal é: mínima estrutura, máxima eficácia.
A Oficina consta de quinze sessões.

Cada sessão dura duas horas.

Há uma sessão por semana.

O número ideal de participantes é entre quinze a vinte pessoas.

As Oficinas podem ser aplicadas em domicílios particulares, numa sala de uma paróquia, colégios ou em qualquer lugar que cumpra certos requisitos.

As Oficinas são dirigidas por um Guia cuja missão consiste em pôr em prática o espírito e os conteúdos do Manual.




Sem comentários:

Enviar um comentário