domingo, 14 de maio de 2017
segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017
sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017
Oficina de Oração e Vida em Serro Ventoso
No dia 9 de fevereiro, na paróquia de Serro Ventoso, teve lugar a Sessão de Abertura para dar início a uma Oficina de Oração e Vida. A Primeira Sessão será na próxima 4ª feira, pelas 21:00h.
sexta-feira, 11 de novembro de 2016
Oficinas a decorrer...
No passado dia 14 de outubro, teve início uma Oficina de Oração e Vida, em Espite, com a orientação dos Guias: Manuel e Maria de Lurdes Delgado.
Mais recentemente, a 26 de outubro, também iniciou uma Oficina de Oração e Vida, em Ourém, mais precisamente na paróquia de Nossa Senhora da Piedade, esta sendo orientada pela Guia, Gracinda Lourenço.
terça-feira, 4 de outubro de 2016
Retiro para Guias 2016, em Fátima
Decorreu no Seminário do Verbo Divino, em Fátima, o retiro anual para os Guias das Oficinas de Oração e Vida, que teve início no dia 30 de setembro e terminado neste domingo 2 de outubro. O retiro que teve como tema: "Libertação Interior", sendo orientado pelas Guias da Coordenação de Coimbra: Helena Rebelo e Isabel Silva, tendo a Guia Virgínia Barata, o trabalho de coordenar o mesmo. Obrigado, queridas Guias por esse belo trabalho que orientaste. Estiveram presentes no retiro Guias de diversos pontos do país tais como: Aveiro, Algarve, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Funchal, Guarda, Leiria-Fátima, Lisboa e Lisboa Ocidental, Murça, Salvaterra de Magos, Santarém, Vila Franca de Xira, Vila Real e Vila Viçosa.
O retiro inspirado na espiritualidade do nosso querido fundador, frei Ignacio Larrañaga, foi vivido num clima de silêncio, oração, reflexão, meditação e escuta da Palavra do Senhor. Deste encontro, penso que todos nós Guias saímos mais fortalecidos e comprometidos com o trabalho por vezes árduo da evangelização. Agradeço ao Pai, o privilégio de ter estado aqui, e peço para todos os Guias as bênçãos do Senhor, para que este retiro dê frutos para o trabalho do Evangelho. Ramiro Baptista
sábado, 3 de setembro de 2016
Paciência [E.34]
Filho,
se empreendes com seriedade o caminho de Deus,
prepara a tua alma para as provações que virão;
senta-te pacientemente
diante do umbral da Sua porta,
aceitando com paz os silêncios, ausências e
demoras a que Ele queira submeter-te,
porque é no crisol do fogo
que se purifica o ouro.
Senhor Jesus, desde que passaste por este mundo
tendo a paciência como veste e distintivo,
ela é a rainha das virtudes
e a pérola mais preciosa da Tua coroa.
Dá-me a graça de aceitar, com paz,
a essencial gratuidade de Deus,
o caminho desconcertante da Graça
e as emergências imprevisíveis da natureza.
Aceito, com paz,
a marcha lenta e em ziguezague da oração
e o facto de que o caminho para a santidade
seja tão longo e difícil.
Aceito, com paz,
as contrariedades da vida,
as incompreensões dos meus irmãos,
as enfermidades, a própria morte,
e a lei da insignificância humana, ou seja,
que, após a minha morte, tudo continuará
como se nada tivesse acontecido.
Aceito, com paz,
o facto de querer tanto e poder tão pouco,
e que, com grandes esforços,
hei-de conseguir pequenos resultados.
Aceito, com paz, a lei do pecado, isto é,
faço o que não quero, e deixo de fazer
o que gostaria de fazer.
Deixo, com paz, nas Tuas mãos,
o que deveria ter sido e não fui,
o que deveria ter feito e não fiz.
Aceito, com paz, toda a impotência humana
que me envolve e me limita.
Aceito, com paz,
as leis da precariedade e transitoriedade,
a lei da mediocridade e do fracasso,
a lei da solidão e da morte.
Em troca de toda esta entrega, dá-me a Paz, Senhor.
Extraído do livro Encontro, de Frei Ignacio Larrañaga
Imagem: Internet
se empreendes com seriedade o caminho de Deus,
prepara a tua alma para as provações que virão;
senta-te pacientemente
diante do umbral da Sua porta,
aceitando com paz os silêncios, ausências e
demoras a que Ele queira submeter-te,
porque é no crisol do fogo
que se purifica o ouro.
Senhor Jesus, desde que passaste por este mundo
tendo a paciência como veste e distintivo,
ela é a rainha das virtudes
e a pérola mais preciosa da Tua coroa.
Dá-me a graça de aceitar, com paz,
a essencial gratuidade de Deus,
o caminho desconcertante da Graça
e as emergências imprevisíveis da natureza.
Aceito, com paz,
a marcha lenta e em ziguezague da oração
e o facto de que o caminho para a santidade
seja tão longo e difícil.
Aceito, com paz,
as contrariedades da vida,
as incompreensões dos meus irmãos,
as enfermidades, a própria morte,
e a lei da insignificância humana, ou seja,
que, após a minha morte, tudo continuará
como se nada tivesse acontecido.
Aceito, com paz,
o facto de querer tanto e poder tão pouco,
e que, com grandes esforços,
hei-de conseguir pequenos resultados.
Aceito, com paz, a lei do pecado, isto é,
faço o que não quero, e deixo de fazer
o que gostaria de fazer.
Deixo, com paz, nas Tuas mãos,
o que deveria ter sido e não fui,
o que deveria ter feito e não fiz.
Aceito, com paz, toda a impotência humana
que me envolve e me limita.
Aceito, com paz,
as leis da precariedade e transitoriedade,
a lei da mediocridade e do fracasso,
a lei da solidão e da morte.
Em troca de toda esta entrega, dá-me a Paz, Senhor.
Extraído do livro Encontro, de Frei Ignacio Larrañaga
Imagem: Internet
segunda-feira, 29 de agosto de 2016
Envio de novos Guias
Na Eucaristia vespertina do passado sábado, dia 27 de agosto,
na Igreja de São Mamede, bem perto de Fátima, foram enviados três novos Guias
das Oficinas de Oração e Vida. A missa foi celebrada pelo Pe. João Carlos
Rodrigues e co-celebrada pelo Pe. Armindo Rodrigues, que recebeu nesta
celebração o envio como Guia.
Na homilia, o Pe. Armindo, salientou três aspectos
importantes para se viver com mais carisma e fidelidade o cristianismo que são
a: humildade, gratuidade e amor ao próximo. Palavras essas que acabam por resumir o
que se aprende numa Oficina.
No rito do envio, os novos Guias receberam o Manual das
Oficinas de Oração e Vida, que deverão seguir na aplicação da Oficina, das mãos
do coordenador diocesano de Leiria-Fátima, Ramiro Baptista.
Na celebração estiveram presentes Guias responsáveis pelas
Oficinas a nível nacional e da nossa coordenação de Leiria-Fátima estiveram
presentes na sua maioria, facto que ajudou a dar as boas vindas a estes novos
Guias.
Terminada a celebração houve um convívio festivo no salão
paroquial, tal como deve acontecer numa verdadeira família.
Os guias que foram enviados, após terem participado em uma
ou mais oficinas e de terem frequentado a escola de formação para Guias,
orientada pelo guia Manuel Pinto, foram:
- Anabela Santos Vieira Carreira
- Pe. Armindo António Costa Rodrigues
- Helena Isabel Santos Carreira
Desejamos para eles, as bênçãos do Senhor, para que o trabalho da evangelização possa dar frutos.
Subscrever:
Mensagens (Atom)






