domingo, 4 de junho de 2017

Guias das Oficinas de Oração e Vida vivem um dia de convivência fraterna

No passado domingo, 28 de Maio, os Guias das Oficinas de Oração e Vida, de Leiria-Fátima, viveram um dia de convivência fraterna, na Casa do Bom Samaritano, em Fátima, local que é utilizado por nós Guias para vivermos o nosso Dia Mensal do Guia, conhecido também pelo dia de Deserto.

A este encontro atribuímos o nome de Dia de Convivência Fraterna, ideia que surgiu inspirada pelo Espírito Santo após uma reunião do grupo de Guias da Equipa Local e teria como objectivo fazer com que os Guias não sintam a sua brasa a arrefecer, mas que se sintam mais unidos, mais fortalecidos, mais motivados e pudessem sentir o amor fraterno que nos une entre todos… e para completar mais essa ideia, quisemos fazer o convite aos nossos familiares e amigos para que pudessem testemunhar a verdadeira família que nós somos.

Resumindo o dia foi iniciado com o acolhimento e a oração da manhã, seguindo-se a partilha da vida dos Guias, as suas experiências, as dificuldades, mas também as alegrias… depois tivemos a Eucaristia celebrada pelo Padre Armindo Rodrigues (também ele com a formação de Guia das Oficinas de Oração e Vida), onde desde já agradecemos as suas palavras de motivação. Em seguida tivemos o almoço partilhado, para a recta final visualizamos três PowerPoint, um que nos ajudou a fazer uma Autocrítica da vida do Guia, outro que nos sensibilizou foi sobre a Re-fundação (que é o voltar às origens das Oficinas de Oração e Vida), sendo feita a conclusão com um que falava sobre a importância da fraternidade.

No encontro estiveram presentes todos os Guias em actividade da diocese de Leiria-Fátima, mas também aqueles que já passaram a Guias eméritos, e também tivemos o prazer de contar com uma pessoa que já foi guia em outros tempos, que nos ajudou com a sua experiência enquanto Guia das Oficinas de Oração e Vida.

Fazendo referência a palavras do nosso querido frei Ignacio Larrañaga, que utiliza numa das últimas sessões das Oficinas de Oração e Vida, que ser Guia não é um privilégio… mas um compromisso.

Agradeço ao Senhor, este dia que todos nós vivemos, e julgo que foi conseguido o objectivo deste encontro com alegria, muita paz e fraternidade.


Ramiro Baptista

Sem comentários:

Enviar um comentário